CALDEIRAS ELÉTRICAS INTELIGENTES
POUPE NO CONSUMO E MAXIMIZE O BEM-ESTAR DA SUA CASA
A geração de caldeiras elétricas modulantes modelo Mattira foi concebida para satisfazer as necessidades de aquecimento e água quente sanitária (AQS), garantindo ao utilizador um grande conforto em casa e poupança no consumo graças à modulação.
As caldeiras elétricas Mattira podem modular a sua potência de aquecimento. Esta modulação permite que o equipamento trabalhe mais tempo à potência mínima e realize menos operações de ligar/desligar, poupando eletricidade e prolongando a vida útil das caldeiras elétricas, em comparação com um sistema sem modulação. Para ativar a modulação, é necessário ligar um termóstato externo.
Aquecimento e AQS
Caldeira elétrica digital modulante
✓ Potência adaptável de 3 kW a 15 kW ou 18 kW. É possível limitá-la
✓ Inclui depósito de 50 L
✓ Display digital
✓ Controlo independente do aquecimento e da AQS
✓ Adaptável para piso radiante
✓ Possibilidade de controlo wifi através do termóstato CTM Wifi
Aquecimento e AQS
Caldeira elétrica digital modulante
✓ Potência adaptável de 3 kW a 15 kW ou 18 kW. É possível limitá-la
✓ Design compacto
✓ Display digital
✓ Controlo independente do aquecimento e da AQS
✓ Adaptável para piso radiante
✓ Possibilidade de controlo wifi através do termóstato CTM Wifi
Só aquecimento
Caldeira elétrica digital modulante
✓ Potência adaptável de 3 kW a 15 kW ou 18 kW. É possível limitá-la
✓ Display digital
✓ Design compacto
✓ Adaptável para piso radiante
✓ Possibilidade de controlo wifi através do termóstato CTM Wifi
Só aquecimento
Caldeira eletromecânica
✓ Potência entre 24 kW e 54 kW
✓ Três potências de aquecimento
✓ Programador diário integrado
✓ Depósito de 45 litros para aquecimento
✓ Para grandes espaços
✓ Kit opcional para aquecimento por piso radiante
As caldeiras elétricas Mattira estão disponíveis tanto para modelos exclusivamente de aquecimento como para modelos mistos de aquecimento e água quente sanitária (AQS). Existem modelos para montar na parede ou no chão, dependendo das necessidades do utilizador.
As nossas caldeiras elétricas podem ser adaptadas tanto para instalações monofásicas como trifásicas. Funcionam tanto com radiadores de água como com piso radiante e a potência da caldeira vem limitada de fábrica, dependendo das necessidades da sua instalação.
As caldeiras elétricas Mattira são ideais para substituir as caldeiras de combustão existentes, tais como caldeiras a gás ou a gasóleo, ou para instalação em casas recém-construídas, andares, apartamentos, casas renovadas, etc.
✓ Instalação: Na parede ou no chão
✓ Serviço: Aquecimento e AQS ou aquecimento apenas
✓ Ligação: Monofásica ou trifásica
✓ Funcionamento: Radiadores ou piso radiante
✓ Potência: A partir de 3 kW
Adaptação automática da potência às necessidades de aquecimento da habitação. É necessário ter um termostato ou um cronotermostato de ambiente exterior.
O cronotermostato CTM Wifi permite controlar a operação remotamente, quando ligado por cabo à caldeira, através do Sistema G Control, através da aplicação gratuita Elnur Wifi Control.
É possível regular a temperatura a que a caldeira conduz a água de acordo com a temperatura exterior da habitação. Para ativar a função de Autorregulação, é necessário ligar uma sonda de temperatura exterior.
A instalação normalmente pode ser concluída em poucas horas. Incluem um modelo em aço para uma montagem rápida e fácil na parede.
As caldeiras elétricas são um sistema muito seguro, que oferece a máxima fiabilidade. Além disso, não precisam de manutenção regular.
As nossas caldeiras elétricas não utilizam combustíveis fósseis no seu funcionamento, evitando grelhas de ventilação incomodativas e a emissão de gases poluentes.
Esta função minimiza o consumo de eletricidade, estudando os hábitos de utilização semanal de água quente do utilizador e reduzindo a temperatura definida durante os períodos de inatividade.
Toda a gama pode ser utilizada com radiadores de água quente ou com aquecimento por piso radiante. Podem ser instaladas em combinação com outros sistemas de aquecimento.
Todas as caldeiras mistas incluem um depósito de 50 litros para água quente sanitária. A função de proteção contra a legionela aumenta a temperatura da água até 70 °C uma vez por semana, evitando assim a proliferação desta bactéria.
Este modo protege contra a geada durante os períodos de inactividade activando automaticamente o aquecimento quando a caldeira desce abaixo dos 8°C.
O aquecimento e o depósito de AQS são módulos independentes, pelo que pode desligar o aquecimento e manter apenas a água quente ou vice-versa.
A gama de caldeiras Mattira cumpre a diretiva de Ecodesign (ErP) que estabelece requisitos mínimos de eficiência energética para equipamentos de aquecimento fabricados na Europa.
As nossas caldeiras elétricas Mattira são únicas, regulando o consumo de energia de acordo com as necessidades de aquecimento da instalação. Têm em conta não só a temperatura ambiente, mas também a temperatura no exterior com a ajuda de uma sonda exterior (acessório opcional), fazendo com que proporcionem ainda maior conforto.
A conectividade do aquecimento doméstico pode ser viabilizada através da integração de qualquer cronotermostato da gama CTM Wifi. Este acessório permite gerir remotamente o funcionamento da caldeira através do Sistema G Control.
A primeira coisa a determinar é o tipo de caldeira que é necessário em função das necessidades de aquecimento e AQS da casa, ou seja, vamos precisar de uma caldeira apenas para aquecimento ou de uma caldeira mista que providencie tanto o aquecimento como a água quente sanitária (AQS) da habitação.
O próximo ponto a considerar é o local para determinar se precisamos de um modelo montado na parede ou de um modelo montado no chão.
Finalmente, devemos decidir se vamos utilizar a caldeira com radiadores de água convencionais ou piso radiante, se a instalação é trifásica ou monofásica e determinar a potência necessária para a casa.
Lembre-se de que as caldeiras Mattira da ELNUR GABARRON podem limitar a sua potência em função da instalação.
Para calcular a potência de uma caldeira elétrica, há que ter em conta vários fatores. Pode contactar-nos por e-mail para [email protected] e enviar os dados necessários.
Tudo vai depender da instalação da habitação:
A caldeira é ajustada de fábrica ao tipo de instalação da habitação onde vai ser instalada.
O funcionamento modulante das caldeiras elétricas da ELNUR GABARRON é gerido por um sistema de Controlo Inteligente de Modulação Eletrónica, SEM, o qual regula a potência de acordo com a procura real de calor. Graças à modulação, a caldeira trabalha mais tempo à potência mínima e realiza menos operações de ligar/desligar, poupando eletricidade e prolongando a vida útil das caldeiras elétricas, em comparação com um sistema sem modulação.
Para ativar a modulação das caldeiras, é necessário ligar um termóstato externo. A modulação só é feita no circuito de aquecimento e não para o aquecimento de água quente sanitária.
Esta é outra funcionalidade gerida pelo Sistema SEM. É possível regular a temperatura a que a caldeira conduz a água do circuito de aquecimento de acordo com a temperatura exterior da habitação. Este método de regulação oferece o máximo conforto, dado que antecipa as mudanças nas necessidades térmicas da casa. Para ativar este modo é necessária a ligação de um sensor de temperatura localizado no exterior. Para mais informações sobre a “Sonda de temperatura exterior“, consulte a nossa secção de acessórios.
As caldeiras elétricas Mattira podem funcionar perfeitamente sem um termóstato de ambiente. A ausência de termóstato impede a ativação do funcionamento modulante da caldeira, mas o equipamento funciona e aquece a água do circuito até à temperatura definida no painel de controlo, tanto para aquecimento como para AQS, no caso de caldeiras mistas.
Os kW determinam a potência máxima que ambos os modelos de caldeira podem atingir, ou seja, as caldeiras de 18 kW podem requerer esta potência como a potência máxima numa instalação.
Ambos os modelos podem ser configurados para reduzir e limitar a potência da caldeira para as necessidades máximas da instalação. A principal diferença entre ambas reside no facto de que o modelo de 18 kW, devido ao tipo de resistências utilizadas, pode modular a potência em passos de 3 kW, podendo limitar-se a caldeira a potências de 3 kW, 6 kW, 9 kW, 12 kW, 15 kW e 18 kW.
A caldeira de 15 kW, por outro lado, pode ser modulada em passos de 1 kW, pelo que a sua potência pode ser limitada entre 3 kW, no mínimo, e 15 kW (exceto a potência de 14 kW).
Os SAT ou Serviços Técnicos Autorizados podem fazer as adaptações necessárias para converter uma caldeira monofásica numa caldeira trifásica e vice-versa. No entanto, recomendamos indicar esta informação no início do pedido, para garantir que a caldeira sai da fábrica configurada e o mais adaptada possível à instalação onde vai ser colocada.
Sim, não há qualquer problema em fazê-lo. As caldeiras elétricas utilizarão o mesmo circuito de água para aquecer a casa que o circuito utilizado pelas caldeiras a gás ou a gasóleo. São uma solução perfeita para todos os tipos de habitações, para remodelações ou novas construções, bem como para casas sem acesso à rede de abastecimento de gás ou com outras restrições.
Além disso, não utilizam combustíveis e podem ser instaladas em espaços não ventilados, evitando assim grelhas de ventilação incomodativas que comprometem o isolamento térmico da casa.
Sim, a caldeira será responsável pelo aquecimento da água no circuito hidráulico ao qual os ventiloconvetores estarão ligados. Estes equipamentos funcionarão como um meio de transferência de calor para o ambiente.
Sim, as caldeiras da ELNUR GABARRON são perfeitamente compatíveis com um sistema de piso radiante para transferência de calor como sistema de aquecimento central ou circuito hidráulico. No entanto, deve informar-se a fábrica para que possa realizar a adaptação do termostato de aquecimento para este fim.
Sim, é possível. As caldeiras elétricas da ELNUR GABARRON podem ser utilizadas para fornecer aquecimento através do piso radiante, mesmo quando a instalação está segmentada em vários circuitos hidráulicos. Se os circuitos forem de piso radiante, a caldeira pode ser instalada diretamente. Para evitar a ocorrência de Erro3 (erro de circulação de água), deve ser deixado um circuito com um caudal de pelo menos 7 litros por minuto.
Se os circuitos funcionarem a diferentes temperaturas, por exemplo, um com piso radiante e outro com radiadores ou ventiloconvetores, recomendamos sempre a instalação de um depósito de inércia ligado à caldeira. Neste caso, o depósito será aquecido pela caldeira à temperatura mais alta requerida por um dos circuitos (o circuito dos radiadores) e o circuito de temperatura mais baixa (o circuito de piso radiante) deverá ter uma válvula de mistura instalada na saída do depósito de inércia ligado a esse circuito.
Pode acontecer que a caldeira pingue água através das válvulas de segurança devido à pressão excessiva da água no circuito. Em qualquer caso, recomendamos que nos contacte através do número +34916281440, para confirmar se é efetivamente isso que pode estar a acontecer e se é necessária a intervenção do Serviço Técnico Autorizado da sua área.
As caldeiras elétricas não requerem qualquer manutenção obrigatória. Como fabricantes, recomendamos verificar os cabos de alimentação da caldeira, o consumo elétrico e as pressões.