Como funciona a aerotermia?
A aerotermia é um sistema capaz de obter calor do ar exterior, uma fonte inesgotável de energia, para aquecer e arrefecer as nossas casas e para produzir água quente para uso doméstico. Mas como funciona esta energia renovável?
A seguir vai descobrir como funciona realmente sistema de aerotermia.
Primeiro de tudo, devemos saber que o sistema de aerotermia é uma bomba de calor ar-água.
Existem diferentes tipos de bombas de calor no mercado e para facilitar a explicação vamos referir um exemplo familiar: o ar condicionado.
Uma bomba de calor é, por exemplo, o conhecido ar condicionado Split com que todos estamos familiarizados. Neste caso, o Split é uma bomba de calor ar-ar em vez de uma bomba de calor ar-água como o sistema de aerotermia.
O princípio de funcionamento de ambas as bombas de calor é o mesmo.
O ar condicionado consiste numa unidade exterior, que normalmente podemos ver nas fachadas dos edifícios ou no exterior das lojas, e uma unidade interior que introduz o ar na loja ou na habitação.
Talvez já tenha andado pela rua em peno julho e levado com uma rajada de ar quente de um desses condensadores? Esse aparelho pelo qual passou é a unidade exterior de um aparelho de ar condicionado ou Split.
No interior, quando queremos ar frio na divisão, o Split dissipa o calor na unidade exterior e introduz o frio na unidade interior, havendo assim uma troca ar-ar.
Durante o inverno, o Split pode funcionar em modo de aquecimento com ar quente na unidade interior e, portanto, sopra ar frio para a unidade exterior.
O sistema de aerotermia funciona da mesma forma que um ar condicionado ou bomba de ar-ar.
Temos uma unidade exterior (esteticamente semelhante à do ar condicionado) e uma unidade interior que, em vez de ser como um Split, assemelhar-se-á mais a uma caldeira mural.
Este tipo de caldeira mural é chamada Hidrokit e é onde a energia do ar exterior é transferida para o circuito de água, transformando-a numa bomba de calor ar-água. E com isto já teríamos água quente.
Esta água quente será agora transportada pela bomba e distribuída pelo piso radiante, pelos radiadores, ventiloconvetores e depósito de água quente, fornecendo aquecimento à habitação e água quente sanitária (AQS) a chuveiros e torneiras.
No verão, pode obter-se arrefecimento em toda a casa, pois o sistema muda para a distribuição de água fria. Esta água é transportada pela bomba para o piso radiante com arrefecimento ou para os ventiloconvetores.
Este sistema de arrefecimento não é viável com radiadores, pois estes não permitem a dissipação de frio.
Se for necessária água quente sanitária (AQS), o ciclo da bomba é momentaneamente comutado para calor.
SERVIÇOS DE AEROTERMIA
Qual é a diferença entre aerotermia e ar condicionado?
O princípio de funcionamento é muito semelhante, em ambos os casos obtemos frio e calor para a habitação graças à temperatura do ar exterior. Mas a grande diferença reside na forma como a temperatura é dissipada na habitação.
No sistema de aerotermia, dissipamos a temperatura através de um circuito de água que percorre o piso e aquece uniformemente os espaços de baixo para cima, gerando uma sensação térmica muito mais agradável. Uma sensação de conforto total.
Enquanto que com o ar condicionado ou ar condicionado Split, o ar quente ou frio é acumulado em áreas específicas da casa. Pode até acumular-se no teto quando há diferentes alturas.
No entanto, um sistema de piso radiante não produz circulação de ar, apenas água, por isso não levanta poeira, não altera a humidade do ar e cria um ambiente muito mais saudável. Com este sistema, são obtidos melhores desempenhos, porque a inércia térmica é alcançada e mantida na habitação com menor consumo. Além disso, o sistema de aerotermia também pode gerar água quente para torneiras e chuveiros.
Vale a pena instalar um sistema de aerotermia em vez de um sistema de ar condicionado?
Os sistemas de ar condicionado Split estão à venda por preços bastante económicos, no entanto, quando falamos de sistemas de aerotermia vamos para valores mais altos, dependendo das necessidades de instalação, máquinas, habitação, etc.
Para fazer uma boa comparação, temos de incluir o custo do sistema de produção de água quente sanitária, além do das unidades de ar condicionado ou Split, neste caso chamadas ventiloconvetores.
O planeamento de uma instalação de aerotermia é muito simples: é feito um investimento a longo prazo que é recuperado pouco a pouco com o consumo elétrico inerente à mesma, uma vez que gera 4 vezes mais calor útil do que um sistema de aquecimento tradicional.
Com o sistema de aerotermia não só poupamos dinheiro, como também cumprimos os regulamentos energéticos cada vez mais rigorosos. Além disso, obtemos maior conforto através de um sistema de energia renovável como o sistema de aerotermia, que não polui o ambiente e nos ajuda a ter um planeta mais saudável e sustentável.
Para mais informações sobre todos os nossos sistemas de aerotermia Thermira, visite a seleção de produtos que a ELNUR GABARRON preparou para si.